Município falha na fiscalização de lei e pode ser coadjuvante em tragédia

18 dez

PARANÁ TV 2ª edição – Acidente fatal, hoje 18/12/14 na Estrada da Graciosa. http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-2edicao/videos/t/curitiba/v/skatista-sao-atropelados-na-estrada-da-graciosa/3841497/ Skatista perde a vida na Estrada da Graciosa, no Rio do Meio em Quatro Barras https://cristianefortes.wordpress.com/2014/12/18/skatista-perde-a-vida-na-estrada-da-graciosa-no-rio-do-meio-em-quatro-barras/?preview=true&preview_id=2488 lei ordinária 675O município de Quatro Barras, através do prefeito Loreno Tolardo, promulgou a Lei 675/2011 estabelecendo o tipo de veículo que pode transitar pela estrada da Graciosa. Para circular normalmente sem fiscalização ou acompanhamento, o veículo pode no máximo atingir o peso de 16 ton (um eixo traseiro). Ocorre que veículos automotores que necessitam trafegar com peso acima do estipulado (na Lei) por motivo de escoamento de produção (pedras) e recebimento de insumos deverão requerer Autorização Especial de Trânsito Municipal junto a Prefeitura Municipal (Secretaria de Ordem Publica, Segurança e Trânsito) justificando e comunicando data e horário de acesso. Isso não está ocorrendo. Em menos de 10 meses, duas tragédias com mortes, a primeira que vitimou o casal de irmãos (em março) e esta segunda que encerrou a carreira e vida promissora do jovem Willian Camargo de 21 anos, na estrada da Graciosa. Vejam a reportagem de outro acidente fatal: https://jornalmetropolitansnoticias.wordpress.com/tag/acidente-na-estrada-da-graciosa/ A fiscalização da prefeitura municipal está prevaricando, é comum observarmos agentes de trânsito da secretaria responsável na rotatória que segue via Rua Pedro Câmbio Cortiano, ou nas imediações do condomínio Bosque Mehry (parte central da cidade). Jamais foi observado fiscalização desses agentes no trajeto-Graciosa, para averiguar conforme dita a Lei 675, e penalizar se necessário, com as regras impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro, os veículos fora dos padrões determinados, e que podem colocar em risco ciclistas, skatistas, pedestres, motociclistas, motoristas de veículos leves e animais silvestres. (Ministério Público poderá entrar em ação e investigar o não cumprimento dessa Lei, e exigir que o município tome as providências cabíveis para colocá-la em prática e utilizar de meios preventivos e de alerta para que os desportistas, transeuntes, enfim turistas e moradores da região tenham segurança nessa estrada-parque).

Ciclistas praticam o esporte, constante a presença dos atletas neste trajeto. (Foto Divulgação)

Ciclistas praticam o esporte, constante a presença dos atletas neste trajeto. (Foto Divulgação)

Também não há placas de sinalização indicando que no percurso dessa Estrada Parque, existem atletas praticando treino desse esporte e de outros (conforme vídeos abaixo) e também a presença de animais silvestres.

Motociclistas, motoqueiros e adeptos percorrem a Estrada da Graciosa em pequenos ou grandes grupos. Cautela sempre. (Foto divulgação)

Motociclistas, motoqueiros e adeptos percorrem a Estrada da Graciosa em pequenos ou grandes grupos. Cautela sempre. (Foto divulgação)

O esporte é lindo, mas precisa urgente que o município de Quatro Barras tome providências na fiscalização dos veículos pesados que transitam nesta estrada-Parque, turística e ecológica; implantar sinalização (placas) alertando para os perigos, tanto para os desportistas, quanto para os motoristas e motociclistas que precisam ficar antenados para não cometerem “homicídio sem intenção de matar”. Acompanhem: II TREINO SLAC DOWNHILL  Em 01/06/12 – Estrada da Graciosa / Quatro Barras https://www.youtube.com/watch?v=p4LsIENijWM 3º EVENTO STREET SLED – Longboard – Street Luge Em 27/07/2014 – ESTRADA DA GRACIOSA / Quatro Barras https://www.youtube.com/watch?v=OrxQXIUjmUo Se a prefeitura de Quatro Barras apoia os eventos desportivos, deve apoiar os atletas que fazem seus treinos nesta localidade. Desta forma, a negligência em não cumprir a Lei é do município de Quatro Barras. SNOW A de se observar que o fluxo de caminhões pesados é intenso, visível no afundamento de alguns trechos e trinca do asfalto.

Deixe um comentário