Delegado Feijó e equipe prendem motorista que atropelou jovens na Graciosa

19 dez

O delegado Osmar Neves Feijó, responsável pelos municípios de Quatro Barras, Campina Grande do Sul e também Alto Maracanã, e sua equipe, receberam informações no local do acidente com as características do caminhão atropelador.

Feijo, declarou em entrevista exclusiva que o caminhão subia carregado de pedras, quando se deparou com três rapazes que desciam de skate, sendo que um deles conseguiu pular fora da estrada e os outros dois não tiveram a mesma sorte. O adolescente de 16 anos, Otávio, está internado na UTI do Hospital do Trabalhador em estado grave, e o outro jovem, o estudante de engenharia Willian Camargo de 21 anos foi atropelado e morreu na hora.

Em diligência, a equipe da Polícia Civil foi até as pedreiras da região, e conseguiu levantar o endereço de duas empresas do município de Colombo que estiveram com seus caminhões carregando por volta das 8:30 e 9h…momentos que antecederam o acidente. Os investigadores foram até Colombo, e lá descartaram uma empresa, e a outra que faz transporte, tinha um caminhão com as características citadas, cabine branca e caçamba vermelha. Localizaram, sendo que o veículo havia sido lavado. Foram até a residência do motorista, que muito nervoso lhes atendeu. Foi dado voz de prisão e o trouxeram para a delegacia. Segundo Feijó, o motorista de 37 anos pagou a fiança e vai responder em liberdade, por lesão corporal seguida de morte e omissão de socorro, devido ele ter fugido do local (temeu represálias das pessoas que estavam próximas) e ele nem sequer ligou para os socorristas ou acompanhado de um advogado poderia ter ido até a delegacia para prestar depoimento.

A Lei 675/2011

Lei 675/2011 promulgada pelo prefeito Loreno Tolardo estabelece o peso máximo de veículos  na Estrada da Graciosa.

Lei 675/2011 promulgada pelo prefeito Loreno Tolardo estabelece o peso máximo de veículos na Estrada da Graciosa.

O município de Quatro Barras, através do prefeito Loreno Tolardo, promulgou a Lei 675/2011 estabelecendo o tipo de veículo que pode transitar pela estrada da Graciosa. Para circular normalmente sem fiscalização ou acompanhamento, o veículo pode atingir no máximo o peso de 16 ton (um eixo traseiro).

O caminhão que causou o acidente, é um Ford cargo trucado, com peso de 8 ton, dois eixos, e de carga chega a 14 ton, totalizando 22 ton. Para a certeza do peso da carga, é necessária a nota fiscal do transporte para averiguação. E desta forma saber o peso total e se o motorista estava infringindo a Lei.

Porém fica a pergunta, como um motorista de uma transportadora de Colombo vai saber que não poderia transitar com peso superior a 16 toneladas? Não há placas e nem sinalização, ou mesmo agentes de trânsito da QBTRAN que indiquem ou multem os que não respeitam a lei que só existe no papel.

Como podem os motoristas saber que aquela região é local de treino para as competições estaduais e nacionais? Sem sinalização, placas, banners indicativos ninguém adivinha que há jovens adeptos de esportes radicais treinando.

A prefeitura municipal precisa urgente tomar providências, através das secretarias responsáveis, Secretaria de Ordem Publica, Segurança e QBTRAN, fazer diligência para averiguar o cumprimento da Lei 675/2011 e sinalizar o trajeto da estrada-parque.

Placas indicando que é:

Estrada sem acostamento;

Estrada-parque turística com jovens praticando esportes radicais (longboard) e também – ciclismo – motociclismo – corrida a pé – passeios a cavalo;

Estrada-parque com a possibilidade de animais silvestres cruzando a pista;

Estrada-parque que limita o tráfego de veículos pesados ou seja, até 16 toneladas.

Inaugurada há três anos (11/11/11), após denúncias de modificações do projeto original que danificou a parte ecológica e ambiental do trajeto, suspeita de superfaturamento da obra, e a ausência dos quiosques, paisagismo e iluminação conforme constavam no projeto, a Estrada da Graciosa está sob investigação da CGU – Corregedoria Geral da União.

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